Giruá recebe o prêmio "Boas Práticas de Transparência na Internet"

Essa semana começou com Giruá recebendo mais um prêmio de nível estadual. Dessa vez, das mãos do Tribunal de Contas do Estado, o município recebeu o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, na segunda-feira (8), em Porto Alegre.

Para que o Governo Municipal de Giruá fosse selecionado foram avaliados critérios de atendimento às leis de Acesso à Informação e Transparência. Essas leis buscam permitir que todo cidadão possa acompanhar a aplicação de recursos e despesas da gestão, licitações, remuneração de servidores, entre outros serviços.

A premiação foi conferida nas categorias abaixo e acima de 10 mil habitantes e consiste na concessão de um diploma de menção honrosa e em um selo digital para os sites de Prefeituras e Câmaras Municipais que atenderam a todos os requisitos legais.

O Prefeito Fabiam Thomas declarou que o reconhecimento do TCE/RS significa muito para a equipe do Governo Municipal, principalmente da Secretaria de Administração que é a diretamente responsável pelo gerenciamento desse conteúdo no site. Salientou ainda que os investimentos nesta abertura da gestão foram consideráveis e agradeceu aos que aceitaram o desafio de inovar em transparência, colocando em prática a decisão política de tornar acessível a gestão administrativa do Poder Executivo. A ideia, segundo o Prefeito, é ampliar esse trabalho ainda mais, “foi-se o tempo em que os governos confinavam segredos em caixas-pretas. Esta é a era da transparência.”, concluiu.

O Prêmio faz parte da campanha “Transparência, faça essa ideia pegar”, lançada pelo TCE-RS em maio deste ano, com o objetivo de estimular a população a usar os instrumentos da LAI e da Lei da Transparência, bem como de sensibilizar os gestores públicos. Desde 2012, o TCE-RS acompanha o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e da Lei Complementar nº 131/2009 pelos 497 municípios do Rio Grande do Sul.